O NDI, colégio e curso, começou a sua história em julho de 2001 quando os professores Adão Galdino (Matemática) e Romero Agra (Física), aprovaram uma proposta pedagógica ousada, tendo como foco o pleno desenvolvimento da criança e do jovem em suas habilidades e competências que os ajudem a serem cidadãos éticos e responsáveis e alcançar seu sucesso acadêmico, vindo a serem excelentes profissionais.

O NDI tem se destacado, portanto, pelo Ensino de Excelência, tanto pela preparação acadêmica, como pela formação humanística dos nossos alunos.

O diretor Edson Romero, também conhecido como professor Romero Agra, iniciou sua formação básica em colégios religiosos na cidade de Campina Grande, onde fez o primário, hoje fundamental I, no Instituto São Vicente de Paula sob a Direção das Irmãs Ângela Beleza, Irmã Ivete e Irmã Bernadete. O ginásio e o científico, atual fundamental II e médio, no Colégio Diocesano Pio XI, sob a Direção de Gerôncio Vilar Pequeno e Itan Pereira.
Concluiu o curso de Engenharia Civil na antiga UFPB, atualmente, UFCG. Tornou-se professor de matemática e física nas seguintes escolas:

Campina Grande – PB
  • Colégio NDI (física);
  • Colégio Diocesano Pio XI (matemática);
  • Colégio NESA (matemática e física);
  • CPUC (física);
  • Dimensão (física);
  • Cursinho Campinense (física);
  • Equipe Classe A (física);
  • Colégio das Damas (física);
  • Geo (física);
  • Cursinho da UEPB (física);
  • Colégio e Curso CDF (física).

João Pessoa – PB

• CA (física).

Natal – RN

• Anglo (física).

Patos – PB

• Dinâmico (física);

Guarabira – PB

• Objetivo (física);

Teve sua atuação como Coordenador de física nas seguintes escolas:

• CPUC;
  • Colégio das Damas;
  • Colégio Objetivo;
  • Colégio NDI.

Teve também sua atuação como Diretor nas escolas relacionadas abaixo:

• Colégio Objetivo;
  • CDF;
  • Colégio NDI.

Como Engenheiro Civil, exerceu suas funções nas seguintes cidades:
Paulo Afonso (BA)

• CINOC;
  • PREMOVIL;

Campina Grande – PB

• Autônomo

O diretor Edson Romero, também conhecido como professor Romero Agra, trabalha na área de educação desde 1979, há 34 anos, contribuindo assim, de forma significativa para a formação acadêmica de vários profissionais.

O NDI é uma escola situada no centro da cidade, de fácil acesso. Trata-se de um espaço amplo, com quadra poliesportiva, pátios e várias salas. O aluno ao assistir aula está bem acomodado por encontra-se num ambiente climatizado, com carteiras confortáveis e quadro de lousa, fluindo portando no seu aprendizado.